Internacional - 31/08/2017 - 16:56:10

 

EUA ordenam fechamento do consulado da Rússia na Califórnia

EUA ordenam fechamento do consulado da Rússia na Califórnia

 

Da Redação com EFE

Foto(s): Divulgação / Arquivo / Michael Reynolds / EPA / Agência Lusa

 

O secretário de Estado americano Tillerson ligou para seu colega russo Lavrov para anunciar a medida

O secretário de Estado americano Tillerson ligou para seu colega russo Lavrov para anunciar a medida


O governo dos Estados Unidos ordenou nesta quinta-feira (31), através de anúncio do Departamento de Estado, o fechamento do Consulado da Rússia em San Francisco, na Califórnia, e de dois anexos diplomáticos russos: um em Washington e outro em Nova York, antes do dia 2 de setembro.

A medida responde à decisão do Kremlin, tomada em julho, de reduzir em 755 pessoas o número de diplomatas e colaboradores que trabalham na embaixada dos EUA em Moscou e nos consulados de São Petersburgo e outras cidades.

A Rússia tomou essa medida, que o governo americano deveria aplicar antes de 1º de setembro, para igualar a presença diplomática americana ao mesmo número do pessoal diplomático que o governo russo tem nos EUA.

"Os EUA aplicaram completamente a decisão do governo da Federação Russa para reduzir o tamanho da sua missão na Rússia. Acreditamos que esta ação foi injustificada e prejudicial para a relação em geral entre os nossos países", afirmou a porta-voz do Departamento de Estado, Heather Nauert, no comunicado.

"Seguindo a paridade invocada pelos russos, requereremos que o governo russo feche seu consulado geral em San Francisco, um anexo da chancelaria em Washington e um anexo consular na cidade de Nova York. Estes fechamentos devem efetuar-se antes de 2 de setembro", salientou ela.

Com essa medida, os dois países continuarão seu trabalho diplomático com o funcionamento de três consulados cada um, segundo a nota.

"Ainda que siga havendo uma disparidade no número de diplomatas e anexos consulares, escolhemos permitir ao governo russo manter alguns dos seus anexos, em um esforço para deter a espiral descendente da nossa relação", disse a porta-voz.

Melhoria das relações

"Os EUA esperam que, após avançar para o desejo de paridade da Federação Russa, possamos evitar mais ações de represália de ambas as partes e avancemos para alcançar o objetivo declarado de ambos os presidentes: melhorar as relações entre nossos dois países e aumentar a cooperação em áreas de mútuo interesse", completou Heather.

No entanto, segundo ela, os EUA estão preparados "para adotar mais ações se for necessário e justificado". A relação entre Washington e Moscou piorou desde a decisão russa de diminuir a presença diplomática americana na Rússia.

No último dia 2 de agosto, o presidente dos EUA, Donald Trump, promulgou contra sua vontade uma lei que impõe novas sanções contra a Rússia, e salientou sua "preocupação" de ter limitado seu poder para suspender essa punição sem a aprovação do Congresso.

A lei, aprovada por uma folgada maioria bipartidária nas duas câmaras do Legislativo, contempla sanções que afetam a indústria petroleira e mineradora da Rússia por sua suposta ingerência nas eleições de 2016 nos EUA para prejudicar a candidata democrata Hillary Clinton.

Rússia vai analisar

Em Moscou, o ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, comunicou hoje ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, que seu governo vai analisar a ordem de Washington para que feche seu consulado em San Francisco antes de dar uma resposta sobre a medida.

De acordo com o governo russo, Tillerson ligou para Lavrov para informar a decisão da Casa Branca de fechar o consulado, antes de torná-la pública. O chefe da diplomacia russa lamentou, em conversa por telefone com Tillerson a nova escalada de tensões nas relações entre os dois países, segundo um comunicado do governo da Rússia.

 



;

Links
Vídeo
Turismo SBC


Últimas Notícias




Em São Bernardo, roda de Capoeira é atração do fim no Riacho Grande


Pioneira na região metropolitana, São Bernardo lança biometria facial nos ônibus para gratuidades


Prefeito Orlando Morando vistoria obras de duplicação do viaduto Teresa Delta


Conta de luz subirá até 3,86% com reajuste de receita de hidrelétricas


Inscrições para Fies estão abertas a partir de hoje


MEC divulga resultado da segunda chamada do ProUni