ABCD - 31/08/2018 - 19:49:23

 

Cultura regional é exaltada no encerramento do calendário de festejos dos 465 anos de São Bernardo

Cultura regional é exaltada no encerramento do calendário de festejos dos 465 anos de São Bernardo

 

Da Redação com agências

Foto(s): Ricardo Cassin/ Arquivo

 

Neste fim de semana, cidade recebe o 1º Festival do Cambuci, no Rudge Ramos, a tradicional Procissão dos Carroceiros, com saída da Igreja Perpétuo do Socorro, no DER, e o 1ª Costela de Chão da Procissão, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo, no Bairro Anchieta

Neste fim de semana, cidade recebe o 1º Festival do Cambuci, no Rudge Ramos, a tradicional Procissão dos Carroceiros, com saída da Igreja Perpétuo do Socorro, no DER, e o 1ª Costela de Chão da Procissão, no estacionamento do Ginásio Poliesportivo, no Bairro Anchieta


A cultura regional será exaltada no encerramento do calendário que celebra os 465 anos de São Bernardo. A partir deste sábado (01º/09), a cidade entrará na tradicional rota gastronômica com o 1º Festival do Cambuci, no Parque Salvador Arena. No domingo (02/09), será a vez da tradicional Procissão dos Carroceiros, que neste ano completa 101 anos de existência, com saída da Igreja Perpétuo do Socorro, no DER. Após a peregrinação até a Igreja Matriz, os festejos serão encerrados no Ginásio Poliesportivo, com a 1ª Costela de Chão da Procissão, organizada pela Associação Cultura Tropeira (ACT), idealizadores da Queima do Alho. 

O Parque Salvador Arena, no bairro Rudge Ramos, será o palco do 1º Festival do Cambuci, no sábado e domingo, das 10h às 18h. Organizado pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho, Turismo (SDECT), o evento tem o objetivo de valorizar o potencial gastronômico e cultural deste fruto nativo da Mata Atlântica. No evento será possível prestigiar a Feirinha do Cambuci, onde haverá produtos como geleia, bolo, pão de mel, sorvete, bombom, entre outros, feitos à base de cambuci. Os visitantes também poderão conferir oficinas gastronômicas, que ensinarão como fazer brigadeiro, sucos, coxinha, quiche, empadas e cupcake de cambuci.

Um momento de reflexão e fé deve marcar a tradicional Procissão dos Carroceiros, que completa 101 anos de existência. Criada em 1917 em celebração à Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de São Bernardo, a procissão tem saída prevista neste domingo (02/09), a partir das 10h, da Igreja Perpétuo Socorro (Rua Maria Adelaide Lima Quelhas,100, DER), com previsão de chegada à Igreja Matriz, às 12h. Está prevista a participação de mais de 2.500 pessoas, segundo os organizadores.

Devotos da região e romeiros vindos de várias cidades do Estado participam da programação religiosa e cultural desde 1917. Entre as décadas de 60 e 80, a festa deixou de ocorrer, principalmente em razão da mudança do perfil de São Bernardo, que passou a ser industrial. A partir de 1980, no entanto, o cortejo voltou com força total e relembra todos os anos a história da cidade e do País. Essa tradição se iniciou com Dom Pedro I, que parava na antiga capela, em frente ao largo da Matriz, que era caminho para Santos, hoje atual Marechal Deodoro, e pedia proteção e a benção a Nossa Senhora para uma boa viagem. 

Para encerrar o calendário de aniversário, o grande público é convidado a participar da 1ª Costela de Chão da Procissão, a ser realizado no estacionamento do Ginásio Poliesportivo (Avenida Kennedy, 1100, Bairro Anchieta). Organizado pela Associação Cultura Tropeira (ACT), o evento acontece neste domingo (02/09), a partir das 12h. Idealizadores da tradicional Queima do Alho, uma alusão à culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, a festa deste ano vai privilegiar a Costela no Chão. Será construída uma grande churrasqueira, rente ao chão, com 20m de comprimento e 3m de largura, no qual serão preparadas aproximadamente 200 quilos de costela. Como acompanhamento, o tradicional arroz carreteiro e feijão tropeiro. A festa tem entrada gratuita, mas para participar do almoço, será cobrado R$ 25 por pessoa. 

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Dólar fecha em queda e Bovespa sobe 2,83%


Governo decide manter começo do horário de verão em 4 de novembro


BTG Pactual/FSB: Jair Bolsonaro tem 59% dos votos válidos; Haddad, 41%


Boleto acima de R$ 100 poderá ser pago em qualquer banco


Carla Morando está na liderança para estadual no Grande ABC


3,6 milhões de títulos de eleitor no país foram cancelados por não fazer o cadastro biométrico