ABCD - 24/08/2018 - 20:24:25

 

Prefeitura dá início à construção de mais uma creche

Prefeitura dá início à construção de mais uma creche

 

Da Redação com agências

Foto(s): Helber Aggio/PSA

 

Nova unidade, no Jardim Mirante, terá capacidade para aproximadamente 320 crianças com idade entre 0 e 3 anos; oito creches estão sendo construídas simultaneamente

Nova unidade, no Jardim Mirante, terá capacidade para aproximadamente 320 crianças com idade entre 0 e 3 anos; oito creches estão sendo construídas simultaneamente


Santo André, 24 de agosto de 2018 - O prefeito Paulo Serra assinou nesta sexta-feira (24) a ordem de serviço para construção de mais uma creche na cidade. O equipamento vai funcionar no Jardim Mirante e terá capacidade para atender aproximadamente 320 crianças, com idade entre 0 e 3 anos. Com a obra iniciada nesta sexta, chega a oito o número de creches que estão sendo construídas simultaneamente em Santo André. Até 2020 serão inauguradas dez unidades.

“Hoje é um dia muito importante, porque estamos dando início à construção da oitava creche na cidade. Estamos trabalhando para solucionar um problema que incomoda muito, que é a falta de vagas. Atualmente temos algo em torno de 3,5 mil crianças na fila de espera por uma vaga, mas com a construção de dez unidades até 2020, pretendemos acabar com esse déficit. Nenhuma criança vai ficar fora da escola e nenhuma mãe terá de deixar de trabalhar por não ter onde deixar seus filhos”, afirmou o prefeito Paulo Serra. Santo André possui hoje 37 creches.

A nova creche será chamada de Jardim Mirante I e vai contar com três berçários, sete salas de aula, sala de arte e multimídia, brinquedoteca, além de lactário, lavanderia e playground. Localizada ao lado de uma unidade que já está com as obras bem avançadas - a Jardim Mirante II - , a nova unidade vai proporcionar ainda mais benefícios à população do bairro. “Onde tem demanda, nós estamos construindo, porque as crianças tem de ir para a escola. E mais do que isso, se não há creche a mãe não consegue trabalhar”, frisou a secretária de Educação, Dinah Zekcer.

Além das creches Jardim Mirante I e Jardim Mirante II, também estão em obras uma unidade no bairro Cata Preta, duas no Jardim Alzira Franco, duas no Jardim Santo André e uma no Jardim Rina. As unidades estão sendo construídas por meio do programa federal Proinfância (Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil), que estabelece ao Ministério da Educação a responsabilidade por 75% dos custos de cada creche e que o município seja responsável pelos 25% restantes. Cada creche será construída com investimento de cerca de R$ 6 milhões em média e terá capacidade para atender aproximadamente 320 crianças.

“Nós temos um compromisso não só com as pessoas, mas também com o Ministério Público de trabalhar pela solução do problema gravíssimo que é a fila de espera para creches. Por isso, terá início uma força-tarefa inédita para sincronizar o trabalho do Ministério Público, da Defensoria Pública e do município para a criação de uma fila de espera única e transparente, e que será colocada no site da Prefeitura para a população acompanhar. Vamos dar transparência e legitimidade ao processo”, afirmou Paulo Serra. Segundo o prefeito, a organização dessas informações é o primeiro passo para acabar com o déficit e a parte mais difícil, que é a construção de unidades, já está sendo feita.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Riscos às contas públicas de PEC que turbina gastos sociais em ano eleitoral


Prefeito Orlando Morando anuncia o 1° Hospital Veterinário Público de São Bernardo


Datafolha: Rodrigo Garcia, PSDB, e Tarcísio de Freitas, Republicanos, aparecem empatados


Diretor-geral da PF detalha mudanças no passaporte brasileiro


Prazo de entrega da declaração anual do MEI termina hoje


Editora Leader participa da Bienal Internacional do Livro 2022 em São Paulo