Educação - 19/11/2021 - 00:38:23

 

Enem "com a cara do governo" e mais elitizado: as polêmicas envolvendo o exame de 2021

Enem "com a cara do governo" e mais elitizado: as polêmicas envolvendo o exame de 2021

 

Da Redação com BBC Brasil

Foto(s): Divulgação / FABIO RODRIGUES POZZEBOM / Abr

 

Jair Bolsonaro disse que Enem tem

Jair Bolsonaro disse que Enem tem "a cara do governo", despertando dúvidas sobre sigilo da prova


As polêmicas foram ativamente alimentadas pelo presidente Jair Bolsonaro ao longo da última semana, em particular quando disse que "o Enem começa a ter a cara do governo" — forçando o ministro da Educação a ter que se explicar perante o Congresso.

A preocupação com uma possível interferência do Poder Executivo no Enem foi denunciada ao programa da TV Globo Fantástico, no último domingo (15/11), por um grupo de servidores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão encarregado da execução do Enem.

Sob anonimato, os servidores ouvidos pelo Fantástico se queixaram de intimidação e censura na preparação da prova, o que foi negado pelo governo.

Na segunda-feira passada, 15, Jair Bolsonaro afirmou que as provas do Enem vão ocorrer "na mais absoluta tranquilidade" e acrescentou: "o que eu considero muito também (é que) começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem, ninguém precisa ficar preocupado com as questões absurdas do passado".

Mais tarde, questionado pelos jornalistas, o presidente afirmou que não viu as questões do Enem: "Não vi, não vejo, não tenho conhecimento".

Por normas do próprio Inep, as provas do Enem são feitas sob sigilo e não podem ser vistas por pessoas de fora do comitê que as elabora.

Na quarta-feira, à Comissão de Educação da Câmara, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que o Enem "tem a cara do governo, sim, (mas) no sentido de competência, honestidade e seriedade".

No mesmo dia, perante o Senado, o presidente do Inep, Danilo Dupas, afirmou que nem ele nem o ministro Ribeiro tiveram acesso às provas, declarou que estas mantêm seu crivo técnico e que "não há qualquer risco" ao Enem 2021.

Observadores veem com preocupação que as circunstâncias acabem fazendo jovens carentes a desanimarem de prestar as provas, aumentando a "elitização" do ensino superior no país.

...Continue Lendo...

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Contrato baseado em soja brasileira está disponível a partir de hoje


Enem: estudante com doença infectocontagiosa pode pedir reaplicação


Prefeito Orlando Morando lança Operação Pé D’Água com foco na redução de riscos das chuvas de verão


Brasil proíbe viajantes de 6 países do sul da África


Inscritos no Enem enfrentam segundo dia de provas neste domingo


João Doria obtém vitória nas prévias e será candidato do PSDB à presidência em 2022