ABCD - 26/11/2021 - 19:12:41

 

Programa Emprega São Bernardo forma profissionais para o mercado de trabalho

Programa Emprega São Bernardo forma profissionais para o mercado de trabalho

 

Da Redação com agências

Foto(s): Ricardo Cassin / PMSBC

 

Conclusao-do-Curso-em-Sao-Bernado

Conclusao-do-Curso-em-Sao-Bernado


A Prefeitura de São Bernardo, gerida por Orlando Morando, tem priorizado ações voltadas às pessoas, com foco no emprego, renda e inclusão da população. É o caso da moradora Ângela Frankenberger, de 61 anos, professora de artes, inscrita no curso de pizzaiolo, do programa Emprega São Bernardo. Ela ingressou na ação para auxiliar a filha, também cadastrada no curso, ex-pizzaiola e portadora de deficiência, que após acidente ficou com sequelas de perda de memória. A solução encontrada foi ajudar, na prática, a abrir o próprio empreendimento gastronômico.

“Antes do acidente, minha filha (Cris) trabalhou em supermercado, em pizzarias e restaurante, mas ficou com lesão na memória recente depois do acidente. Ela fez esse curso junto comigo e relembrou várias coisas (sobre a produção). Com o curso, vou ajudá-la a montar um negócio próprio, auxiliando no próximo empreendimento. Por isso, para mim, além de terapia, é alegria enorme poder participar deste curso da Prefeitura, que valoriza a questão da inclusão”, pontuou Ângela, oradora da turma.

A Prefeitura registrou nesta quinta-feira, em evento realizado no Cenforpe, a formatura em cursos profissionalizantes gratuitos de pizzaiolo e formação básica em confeitaria, que integram o Programa Empresa São Bernardo. São 40 alunos que frequentaram o restaurante escola do equipamento municipal, em atividades que demandaram 160 e 48 horas, respectivamente. Ambas as turmas se deram em convênio com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). O ato contou com a presença da maioria do secretariado.

Representando o governo, o vice-prefeito Marcelo Lima sustentou que o programa vai colaborar significativamente na valorização das pessoas, visando superação da crise do desemprego, acentuado no período de pandemia. “Na pandemia, não faltaram investimentos na saúde para que nenhum morador ficasse sem atendimento. Pelo contrário. Inauguramos até dois hospitais. Neste momento, com a flexibilização, não pouparemos esforços para superar essa segunda crise. Já estamos trabalhamos, inclusive, para a grande retomada do desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.”

Com o afrouxamento das restrições, a administração retomou as atividades e foram ofertadas cerca de 500 vagas de qualificação no Emprega São Bernardo, com investimento aproximado a R$ 200 mil. Dentro desta ideia, mesmo com grupos reduzidos devido à pandemia, já foram formadas 20 turmas, entre gastronomia, administrativo, tecnologia e beleza. O resultado decorre das iniciativas de fomento econômico da Sala do Empreendedor, via Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo.

“É um dia simbólico. Essa data é mostra que a prioridade de São Bernardo está focada nas pessoas, em preocupação com a situação do momento também no pós-pandemia. São mais de 14 milhões de desempregados no País. Nosso CTR (Central de Trabalho e Renda) é termômetro. E há falta de capacitação. Esses cursos oferecem qualificação e essa chancela do Senac facilita a vida de quem está em busca de emprego”, alegou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami.

O governo firmou junto ao programa a integração com a Sala do Empreendedor para incentivar o surgimento de novos negócios. Os números registrados são amplamente favoráveis. Já são 18 mil novas empresas apenas no exercício de 2021. Além disso, houve a aproximação com o CTR, ofertando vagas de emprego dentro do Emprega São Bernardo. Diante deste cenário, a cidade computou Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) positivo e lidera o Grande ABC na gestão de emprego.

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




MPF pede que municípios interditem cânions no Lago de Furnas


Em três anos de funcionamento, Bom Prato Dia e Noite de São Bernardo serviu 1,6 milhão de refeições


Grande ABC tem mais de 2.700 vagas temporárias para Censo 2022


Twitter diz remover 7 posts de desinformação de covid por hora


Agência Brasil explica como funcionará a vacinação de crianças


Primeira dose da vacina pediátrica contra a Covid chega no Brasil