ABCD - 16/03/2022 - 22:38:45

 

Turismo Industrial atrai delegação de Bebedouro a São Bernardo

Turismo Industrial atrai delegação de Bebedouro a São Bernardo

 

Da Redação com agências

Foto(s): Divulgação / Arquivo / PMSBC

 

delegação de Bebedouro

delegação de Bebedouro


Delegação da Prefeitura de Bebedouro, no interior de São Paulo, desembarcou em São Bernardo nos últimos dias atraída pelo case de sucesso do programa de Turismo Industrial implantado na cidade. Recebida por equipe local, a comitiva compareceu à empresa Masipack, que integra rota de visitação e é referência do projeto, inclusive, sediando ações da iniciativa junto a empresários e público kids. A proposta do tour se deu para conhecimento sobre o funcionamento do programa, com vistas a facilitar os processos a serem adotados.

A visita é fruto da palestra feita em Bebedouro por funcionários do departamento de Turismo de São Bernardo – essa agenda anterior ocorreu em novembro direcionada ao prefeito, secretários e empresariado da cidade e região. A empresa Palheiros Paulistinha, sediada no município do Interior, compôs o cronograma na ocasião e, conforme adiantado pela delegação, será a primeira firma a aderir o Turismo Industrial em Bebedouro, tendo o conceito de São Bernardo como modelo nacional.

Diretor de Turismo de Bebedouro, Marcus Carvalho Corrêa classificou a experiência como “oportunidade ímpar”. “Estar aqui em São Bernardo e acompanhar toda essa estrutura da empresa, e todos os processos envolvidos, nos deixa com sensação de valor agregado à marca. Vejo como isso é produtivo aos empresários que querem investir no Turismo Industrial”, avaliou.

“Estamos sempre disponíveis para apresentar e atender delegações que desejarem atuar com o Turismo Industrial nos moldes que adotamos aqui em São Bernardo. Laranjal Paulista, em São Paulo, e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, são outros destinos que mantemos contato muito próximo em relação a este tema”, pontuou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

POSIÇÃO - A Lei Complementar 1261/15, que trata dos municípios turísticos, prevê em seu texto um ranqueamento a cada três anos - balizado em critérios técnicos pré-estabelecidos - dos MITs e estâncias, divulgado pela Secretaria de Turismo do Estado no fim do ano passado. Com 78,5 pontos, São Bernardo ficou em segundo lugar dentre os 140 MITs, atrás apenas de Paraibúna e seguido por Araraquara, Barretos e Araras.

São Bernardo completa em março três anos de classificação como MIT. O destaque da posição da cidade no ranking estadual pode ser também mensurado se inseridas as estâncias na lista, uma vez que a pontuação é superior a 60 das 70 atuais estâncias, ou seja, dos atuais 210 municípios turísticos do Estado, São Bernardo se classificou no 12º posto.

Entre os principais motivos apontados para a pontuação de São Bernardo estão a diversificação de segmentos turísticos na cidade, como ecoturismo e cicloturismo, a marca do turismo industrial como identidade, presença de Centro de Informações Turísticas, apresentação de projetos de desenvolvimento da atividade e cumprimento do plano diretor de turismo, além da atuação do conselho municipal de turismo constituído, com participação de dois terços de representantes da sociedade civil.

O diretor do Departamento de Turismo e Eventos de São Bernardo, Fernando Bonísio, frisou que o fato de a cidade “figurar dentre os principais destinos turísticos de São Paulo é um grande avanço”. “Toda essa evolução é motivada principalmente pelo comprometimento desta administração em relação ao fomento da atividade.”

RETORNO ÀS FEIRAS – Com o arrefecimento da pandemia de Covid-19, tem havido gradativamente retorno presencial da realização de feiras e eventos para incentivo do setor de Turismo, resgatando as atividades que divulgam as potencialidades das cidades como destino turístico. A próxima ação será na Feira de Turismo da AVIRRP, na sexta-feira (18) e sábado (19), em Ribeirão Preto. Está marcada também agenda para 5, 6 e 7 de abril, no Expo Center Norte, onde São Bernardo vai apresentar modelo de Turismo Industrial. Ainda neste semestre haverá participação na Abav Travel SP, em Lindoia, e da BNT Mercosul, em Itajaí (SC).

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Riscos às contas públicas de PEC que turbina gastos sociais em ano eleitoral


Prefeito Orlando Morando anuncia o 1° Hospital Veterinário Público de São Bernardo


Datafolha: Rodrigo Garcia, PSDB, e Tarcísio de Freitas, Republicanos, aparecem empatados


Diretor-geral da PF detalha mudanças no passaporte brasileiro


Prazo de entrega da declaração anual do MEI termina hoje


Editora Leader participa da Bienal Internacional do Livro 2022 em São Paulo