Cultura - 29/10/2023 - 07:16:13

 

Hoje é Dia: semana de Finados tem Dia Nacional do Livro e da Poesia

Hoje é Dia: semana de Finados tem Dia Nacional do Livro e da Poesia

 

Da Redação com Abr

Foto(s): Divulgação / Thomaz / Abr

 


A semana tem um feriado na próxima quinta-feira (2). Data de reflexão e uma oportunidade para relembrar daqueles que nos deixaram, o Dia de Finados passou a ser considerado feriado nacional em 2002, com a Lei 10.607. Em 2017, o Viva Maria falou sobre a data e fez um debate sobre a morte, dor, luto e a saudade.

Um pouco antes, ainda em outubro, há três datas que celebram a cultura nacional. A primeira delas é o Dia Nacional do Livro, comemorado hoje (29 de outubro). Estabelecida pela Lei Nº 5.191 de 1966, a data é uma oportunidade para promover a importância da leitura e do acesso aos livros na formação educacional das novas gerações.

No dia 31 de outubro, celebramos o Dia Nacional da Poesia, uma data instituída pela Lei Nº 13.131 de 2015 e o Dia do Saci. As duas datas vêm a reboque de outras celebrações. O Dia Nacional da Poesia é uma homenagem ao nascimento de Carlos Drummond de Andrade, considerado por muitos como o mais influente poeta brasileiro do século XX. A data e o “poetinha” foram tema do Rádio Animada, da Rádio MEC, em 2021. 

O Dia do Saci cai o mesmo dia do chamado Dia das Bruxas (o Halloween). Trata-se de um dia para homenagear a essa figura folclórica e importante na cultura brasileira. Conhecido por suas travessuras e histórias que fazem parte do imaginário popular e personagem de séries como O Sítio do Pica-Pau Amarelo.

Fora da cultura, mas não menos importante, temos duas datas nesta semana. O dia 2 também é o Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, uma data reconhecida pela ONU que é uma oportunidade para refletir sobre a importância da liberdade de imprensa e a necessidade de proteger profissionais da imprensa. 

No dia 4 de novembro, comemora-se o Dia das Favelas. Essa data faz referência à primeira vez que a palavra "favela" foi utilizada oficialmente para denominar uma ocupação popular no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. 

Na semana temos, ainda, duas datas para recordar a memória de mais nomes relevantes na cultura brasileira. No dia 2 de novembro, a morte da cantora Jovelina Pérola Negra completa 25 anos.

Cultura Brasil
;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Mendonça dá 60 dias para renegociação de acordos da Lava Jato


Moraes volta a defender regulamentação das redes sociais


Parlamento da Hungria aprova adesão da Suécia à Otan


Exército apura arsenal em apartamento incendiado em Campinas


Rayssa e Filipinho são indicados ao Laureus, maior prêmio do Esporte


MEC divulga dia 27 segunda chamada do Prouni