Internacional - 14/04/2024 - 09:22:04

 

Entenda o ataque sem precedentes do Irã contra Israel e o que esperar do conflito

Entenda o ataque sem precedentes do Irã contra Israel e o que esperar do conflito

 

Da Redação com CNN

Foto(s): Reprodução

 

Onda de ataques iranianos são represálias pelo bombardeio a um complexo da embaixada do Irã na Síria, agravando ainda mais o conflito no Oriente Médio

Onda de ataques iranianos são represálias pelo bombardeio a um complexo da embaixada do Irã na Síria, agravando ainda mais o conflito no Oriente Médio


O Irã lançou um ataque sem precedentes de drones e mísseis em grande escala contra Israel na noite de sábado (13), em retaliação a um suposto ataque israelense a um complexo diplomático iraniano na Síria, trazendo à tona a longa guerra sombria entre os dois lados e aumentando a perspectiva de um conflito regional total.

Mais de 300 projéteis –incluindo cerca de 170 drones e mais de 120 mísseis balísticos– foram disparados contra Israel em um imenso ataque aéreo durante a noite, mas “99% deles” foram interceptados pelos sistemas de defesa aérea de Israel e seus “parceiros”, de acordo com os militares israelenses.

As represálias marcaram a primeira vez que a República Islâmica lançou um ataque direto a Israel a partir do seu solo, marcando um novo e perigoso ponto de inflexão no crescente conflito no Oriente Médio. O Irã alertou que responderá com ações “mais fortes e resolutas” se Israel retaliar os ataques desse fim de semana, segundo o embaixador de Teerã nas Nações Unidas.

Em um telefonema com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, no sábado à noite, o presidente dos EUA, Joe Biden, deixou claro que os EUA não participariam em quaisquer operações ofensivas contra o Irã –ao reafirmar “o compromisso firme da América com a segurança de Israel”, disse um funcionário sênior da Casa Branca à CNN.

Biden disse a Netanyahu que deveria considerar os acontecimentos de sábado à noite uma “vitória”, uma vez que os ataques do Irã foram em grande parte sem êxito e, em vez disso, demonstrou a “notável capacidade de Israel para se defender e derrotar até mesmo ataques sem precedentes”.

...Continue Lendo... 

;

Links
Vídeo


Últimas Notícias




Renegociação do Desenrola Fies termina na próxima sexta-feira


Juros recuam, mas rotativo do cartão sobe, atingindo 423,5% ao ano


Hugo Calderano conquista título do WTT Contender Rio


Apenas 11% das escolas têm internet na velocidade certa, diz pesquisa


Azul e Gol anunciam acordo para compartilhar voos domésticos


BC libera 4 mil unidades de moeda de 200 anos da Constituição de 1824